Sindiônibus e Sintro assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 nesta quinta-feira, dia 09 de julho, na sede da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. Por uma solução que encerrasse a greve, preservando a plena prestação do serviço de transporte coletivo e evitando transtornos à população, às empresas e aos próprios motoristas e cobradores, o acordo celebrado entre as partes proporcionou mais um ano de ganho real ao trabalhador do transporte, obrigando as empresas a suportar mais uma elevação dos seus custos nesta conjuntura econômica crítica.
Considerando as três últimas convenções coletivas, os trabalhadores do setor já acumulam um reajuste salarial de 30,74%. O valor do vale alimentação foi reajustado em 37,5% e o valor da cesta básica em 42,86%.
Para entender melhor o tamanho do esforço, é importante ressaltar que no período de 2013 a 2015, o aumento no
custo de mão-de-obra e o impacto decorrente do reajuste acumulado no óleo diesel, de 34%, bem como o aumento de preço dos demais insumos e da quantidade de veículos em operação, geraram uma situação de desequilíbrio econômico-financeiro das empresas.
É dever do Sindiônibus ressaltar a ação eficaz do Governo do Estado através das Polícias Civil e Militar, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, na investigação e na ação enérgica para que se faça cumprir a lei e
se preserve o direito de ir e vir da população.
O nosso reconhecimento à 1ª Vara do Trabalho e ao Tribunal Regional do Trabalho que rapidamente proferiram decisões que garantiram o atendimento das necessidades inadiáveis da população usuária do transporte coletivo, assim como à Dra. Jeritza Jucá, chefe da Seção de Relações do Trabalho da SRTE pelo exemplar trabalho de mediação, contribuindo sobremaneira para o fechamento do acordo entre as duas categorias.
O nosso agradecimento a toda a equipe do Sindiônibus e às empresas associadas, que trabalharam de forma dedicada e competente para superar todas as dificuldades e desafios, sempre com o objetivo maior de cumprir o importante papel de transportar a população de Fortaleza.
Por fim, o Sindiônibus comemora o fechamento do acordo na mesa de negociação, evitando maiores prejuízos aos trabalhadores, empresas e à sociedade em geral.